Após admitir seus problemas financeiros e reconhecer que uma mudança de atitude em relação ao dinheiro é necessária, você perceberá que se torna mais fácil superar a situação e começar a estabelecer um estilo de vida financeiro inteligente e estável. Entre as práticas que devem ser adotadas para iniciar essa mudança de comportamento, as mais importantes são:

#1. Procure se informar sobre o assunto

Uma das melhores formas de aprender mais sobre a educação financeira é buscando o máximo de informações possível sobre o tema, o que pode ser feito através da leitura de livros e artigos. Um bom exemplo é o bestseller Pai Rico, Pai Pobre, lançado em 1997 pelos escritores Robert Kiyosaki e Sharon Lechter. Com mais de dez milhões de exemplares vendidos pelo mundo, o livro possui uma linguagem simples e de fácil entendimento, com foco em ensinar aos seus leitores algumas lições valiosas sobre finanças pessoais.

#2. Aposte em cursos de educação financeira

Uma alternativa didática e eficaz é investir na realização de cursos sobre finanças pessoais. Um dos cursos mais renomados da atualidade é o curso de educação financeira que utiliza a metodologia DSOP, a qual é pautada em quatro pilares: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar. Partindo desse princípio, esse curso oferece motivação e conhecimento para que as pessoas reavaliem suas relações com o dinheiro e descubram o melhor caminho para a sua independência financeira.

#3. Tenha força de vontade e disciplina constante

No início dessa mudança nos hábitos financeiros, é necessário ter muita força de vontade para não se deixar levar pelo antigo impulso de gastar e consumir de forma descontrolada. Para isso, uma boa sugestão é sempre fazer o seguinte questionamento antes de comprar algo: “Eu quero?” ou “Eu preciso?”. Esse tipo de pensamento mais consciente aos poucos irá fazer com que a disciplina seja formada para que assim, no futuro você pense com cada vez mais clareza antes de gastar dinheiro.

Com a adoção dessas práticas no dia a dia, a sua relação com o dinheiro se tornará gradualmente mais fácil e estável. Desse modo, é possível construir uma vida financeira saudável e livre de problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *