Sustentabilidade: um produto de marketing

Este pequeno texto rendeu desabafos do tipo “… o Rogério é um anarquista comunista”

A definição de marketing de Kotler expõe claramente o objetivo de empresas e marcas quando o assunto é marketing social ou se preferir, sustentabilidade – produto de marketing e comunicação associado a uma ideia.

É comum vermos desentupidoras (famosas) associaando ecologia e sustentabilidade à comunicação digital para persuadir, popularizar-se virtualmente e “aumentar” a aceitação de seus serviços. Vendem a ideia de que o trabalho da empresa é ecologicamente correto. Se é ou não, é outro assunto. Os órgãos reguladores e fiscais certificam que sim.

A ideia de “conceito de produtos” associada a uma marca pretende gerar mudança de valores. Do ponto de vista da comunicação, ok. Oferecem-se produtos ou serviços e em troca, obtém-se ações na bolsa de valores, lucro. Uma ação que favorece esses ganhos é adotar uma política verde focada em nichos de mercado. Um exemplo vivo neste capítulo da história: Natura Cosméticos.

Por isso, as desentupidoras adotam (de certa maneira) estratégias cognitivas para tirar proveito do marketing de busca – resultados de busca em buscadores como Google, links patrocinados , Redes Sociais etc.

Portanto, se o lucro está acima de qualquer conceito, no capitalismo, sustentabilidade e responsabilidade social, no contexto da comunicação, são nada mais que ferramentas de marketing que podem ser empreendidas junto a marcas e hábitos de consumo.

#prontofalei

Abale Desenvolvimento Web Anotações
conceito de produtos, sustentabilidade

Conteúdos Relacionados

Depois de conhecer Mario Sergio Cortella no II Fórum de Sustemtabilidade e Comunicação e ler o livro de sus autoria, Qual é a Tua Obra?, resolvi publicar este post por três motivos: Dizer que o livro é muito bom; Disponiblizar o link do Dossiê Universo Jovem 4: Sustentabilidade da MTV (exibido no fórum) que vai […]

Desde a primeira vez que ouvi falar do polêmico lixo inglês que foi enviado ao Brasil, me vem na memória imagens do filme Carga Explosiva 3. No filme, o executivo alega quem chega ao país para traar de negócios relacionados a Proteção Ambiental. O que ninguém sabia é que tratava-se de lixo radioativo armazenado em […]

Carregar mais ARTIGOS

Descubra o propósito da sua marca

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades em Branding e Negócios.

Youtube