[ sem título ]

Seguindo o embalo da polêmica referente as novas regras do cigarro, principalmente em são paulo, resolvi postar um texto que escrevi na faculdade.

O filme “Obrigado por Fumar” aborda uma discussão, principalmente, entre elites. antigamente os eios de comunicação de massa (mcm) eram patrocinados pela indústria do tabaco. Hoje, o estado é quem investe e combate o consumo do cigarro.

Por deter informação e conhecimento, o lobista (personagem principal do filme) consegue persuadir os opositores. Todos podiam expor os pontos de vista. Mesmo assim, o selo que deveria ser estampado nas embalagens de cigarro não foi aprovado. O argumento era que as pessoas apoiam-se nas escolhas e opiniões.

Com essa idéia, a indústria encontrou no cinema (jovens foram lembrados na reunião dos executivos) uma estratégia para aumentar as vendas. Ou seja, reiterando normas sociais e canalizando as atitudes básicas dos consumidores através da propaganda.

Em contrapartida, o estado tinha como objetivo alterar as normas sociais.

Ambas as partes utilizavam-se da racionalidade para arquitetar uma comunicação eficiente. Mas, no contexto, o resultado não foi tão favorável ao estado.

Ainda hoje, mesmo sabendo dos malefícios, pessoas consomem o produto. Muitas vezes por atribuições de status, imagem favorável aos mcm e que elevam o prestígio social.

Abale Desenvolvimento Web Anotações
ponto de vista

Conteúdos Relacionados

Outrora rolou um belo debate sobre redes sociais na faculdade, com destaque para o site de relacioamento Elysiants, voltado para ricos e famosos. Para variar, questinei se realmente o Elysisnts poderia ser comparado ao Orkut e se não era mais uma estratégia de marketing. Uma garrafa de champanhe Veuve Clicquot Jéroban vale R$ 2.800,00, ser […]

Qual foi a última vez que você comprou um cd? Segundo Cris Anderson, autor do livro A Cauda Longa, não existe mais pirataria. Talvez isso justifique a nova dinâmica de mercado, novo conceito de negócios presente na obra do autor. Enquanto a indústria, especialmente fonográfica, demorou perceber as mudanças, o consumidor 2.0 evoluiu significativamente até […]

Carregar mais ARTIGOS

Descubra o propósito da sua marca

Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades em Branding e Negócios.

Youtube