reflexão criativa_

aproveitando o insight do post anterior, hoje trago mais dicas fundamentadas na matéria publicada na revista Propaganda (nº 618, nov/2002).

que profissionais e professores já descartaram há muito tempo a idéia do criativo nato ninguém tem mais duvidas. a pergunta é: como ser diferente e inovador dentro de um globo cheio de paradoxos?

Silvio Matos, publicitário brasileiro, é categórico: “além da paixão pelo que faz, o publicitário tem de ser curioso, interessado por tudo e muito persistente.”

o que fazer então quando se tem apenas a vontade de se tornar um publicitário? para Carlos Domingos, primeiro o candidato a profissional tem de saber exatamente o que é a atividade e como atua um publicitário.

“fiz um levantamento com pessoas que estavam se formando e descobri que a maioria não sabia nada da profissão.” bom! Se você chegou até aqui e já leu o famoso manual do estudante do ccsp, imagino que ficou com uma pulga atrás da orelha ou não. quer um exemplo? o publicitário Washington Olivetto sempre declara: “sou aberto para todas as influências.”

o interesse pela criação é resultado do glamour que a mídia transmite sobre a atividade, sempre destacando publicitários famosos, como se a profissão garantisse muito dinheiro para qualquer um.

sabe aquela idéia de trabalhar na agência diante a um copo de uísque? eu respondo: não existe! para você ser criativo no mínimo deverá interiorizar o maior número possível de referências desde a pré história, arte rupestre até os dias atuais da alta tecnologia. ou seja, tudo e mais um pouco!

com toda essa bagagem de conhecimento, “o objetivo é estimular o cara com perfil criativo e desestimular os pára-quedistas, que querem entrar na profissão só porque não têm jeito para outra coisa.”

afinal, você já escutou a famosa frase “não sabe o que fazer? zaz administração!”
não é diferente na publicidade, concorda?
e ai gostou? volte sempre!

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