Rogério Matofino

AGENDAR UM PAPO

Rogério Matofino

AGENDAR UM PAPO

  • Início
  • O que fazemos
  • Digital Squad
  • Sobre o Matofino
  • Anotações

HISTÓRIAS DE SUCESSO

Confira as histórias de sucesso em cada segmento de negócio.

TotalPass

TotalPass

Carbrink

Carbrink

AFIA

AFIA

comunicação digital

Publicidade X Propaganda X Marketing

A Publicidade é uma atividade dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços. Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a um propósito. O Conceito de Marketing é a filosofia de analisar as necessidades do cliente e tomar decisões para satisfazê-las, melhor que […]

  • Anotações

A Publicidade é uma atividade dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços. Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a um propósito. O Conceito de Marketing é a filosofia de analisar as necessidades do cliente e tomar decisões para satisfazê-las, melhor que a concorrência.

propaganda s. f.
do Lat. propaganda
s. f.,
propagação de princípios ou teorias;
associação que tem por fim espalhar certas doutrinas ou conhecimentos;
divulgação.

publicidade s. f.
estado do que é público;
divulgação;
notoriedade pública;
reclamo comercial.

marketing
(palavra inglesa)
s. m.
Estudo das actividades! comerciais que, a partir do conhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, tende a dirigir os produtos, adaptando-os, para o seu melhor mercado; estudo de mercado. = mercadologia

Publicidade X Propaganda: uma visão simplificada objetivando aos buscadores

Para compreender uma parte do serviço de Otimização da Visibilidade, vamos aplicar, ainda que não totalmente apropriadas, as seguintes definições para os serviços de Publicidade e de Propaganda. A Publicidade é uma atividade dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços. Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a um propósito. Ainda que a mensagem traga informação verdadeira, é possível que esta seja tendenciosa, podendo apresentar um quadro incompleto ou não tão balanceado do objeto em questão. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços patrocinados por governos e partidos políticos.

No início das atividades das empresas de buscas (Google, no caso) o serviço de indexação era simples. Bastava programar um computador para que fosse em busca dos sites, e, uma vez lidos, indexá-los, de acordo com suas palavras-chaves (keywords), ou seja, as palavras mais significativas ou representativas do conteúdo das páginas e/ou do web site. Ou seja, os resultados eram apresentados isentos de manipulação, tendendo a parecer um extenso e abrangente veículo de Publicidade, gratuito e autêntico.

Com o passar do tempo, essa relação direta começou a ser alterada, melhorando-se a acuidade dos buscadores, na tentativa de se corrigirem falhas. Mas, ao mesmo tempo, a popularidade e a credibilidade do processo passou a ser alvo de distorções ocasionadas por tentativas fraudulentas de obtenção de melhores posições nos resultados. Então o conjunto das respostas a uma dada solicitação passou a ter o caráter mixto de Publicidade e de Propaganda. Porque há web sites dos dois tipos na Internet, convivendo e originando respostasjunto aos buscadores, aparentemente em pé de igualdade. É aqui que transita o profissional da Otimização da Visibilidade. Ele promove, entre outras ações, a manipulação do conteúdo pré-existente de um web site para que melhor atenda ao cliente, como fim, através dos robôs de buscas, como meio, tornando melhor e mais evidente o produto ou serviço a ser divulgado. Sem faltar com a verdade.

O Conceito de Marketing

O Conceito de Marketing é a filosofia das empresas analisarem as necessidades de seus clientes e tomarem decisões para satisfazê-las, melhor que a concorrência. Hoje muitas empresas adotam o Conceito de Marketing, mas não foi sempre assim. Em 1776, na Comunidade das Nações, Adam Smith escreveu que as necessidades dos produtores deveriam ser consideradas apenas quando levassem em conta as necessidades dos consumidores. Embora essa filosofia seja consistente com o conceito de marketing, não foi adotada senão 200 anos depois.

Para melhor entender o Conceito de Marketing, é importante passar em revista outros conceitos que já foram predominantes. Embora estes conceitos alternativos tenham prevalecido durante diferentes períodos da história, eles não ficam restritos a esses períodos – ainda há empresas que os praticam hoje.

Fonte: Aparece / Priberam

  • Anotações
  • Descubra o propósito da sua marca

    Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades em Branding e Negócios.

    [contact-form-7 id="5" title="Formulário Newsletter Post"]
  • Descubra como posso te ajudar no processo de transformação ágil

    Conteúdos relacionados

    O que um expert em economia criativa pode fazer pela sua empresa?

    indústria criativa

    O que um expert em economia criativa pode fazer pela sua empresa?

    Você tem ideia das contribuições que um expert em economia criativa pode trazer para a sua empresa? Aliás, para contextualizar,…
    • Estratégia
    Design de negócios: lições do artesanato que adaptei para o mundo digital

    Negócios

    Design de negócios: lições do artesanato que adaptei para o mundo digital

    Há muitas lições do universo do artesanato adaptáveis para o mundo digital e, hoje, compartilho com você algumas delas. Costurando…
    • Sem categoria
    UM PODCAST PARA CHAMAR DE “NOSSO”!

    UM PODCAST PARA CHAMAR DE “NOSSO”!

    Quero falar oficialmente sobre o podcast Leads Talk! Um projeto meu e do Marcelo Sales (@ocaradomarketing), patrocinado pela AD/85, o…
    • Sem categoria
    Compartilhar

    Compartilhar

    https://bitly/matofino

    Vamos inovar juntos?

    Comece agora mesmo essa jornada e tenha a certeza de estar em boa companhia para chegar muito mais longe.

    Agende uma conversa agora mesmo
                       

    © R3 Tech LTDA   •   Inovação Realista   •   Políticas

    Desenvolvido por: Solução Digital