Sem dúvida o marketing sempre se caracterizou como crucial para as empresas, pois o mesmo se delinea como essencial em qualquer estratégia que visa atingir o público. No entanto, atualmente muitos tem se perguntado sobre sua factual eficácia em nossos dias.
Absolutamente conveniente para as organizações, o marketing tem como um de seus aspectos, a capacidade de se adaptar de modo criativo as novas demandas do mercado. Não obstante, gradativamente tem se tornado notável, como uma de suas vertentes vem tomando maior proporção em eficiência, e incitando cogitações sobre, se a menina dos olhos de Kotler, estaria prestes a ceder seu trono para sua mais nova descendente, o Inbound marketing.
O MARKETING CLÁSSICO:
Os métodos tradicionais, a tanto tempo como número #1 no palio, utilizando-se de veículos como impressos, outdoors, spans, rádio e tv, têm se descoberto com falhas emergentes, não atingindo os mesmos resultados de outrora, uma vez que agora o comportamento do mercado é outro; logo, velhas táticas já não se adequam e soam como retrogradas perante os consumidores.
Suas ações chegam até o público através da interrupção, isto é, o cliente não estava a procura de determinado anúncio, ele simplesmente lhe foi projetada de forma inesperada, enquanto este assistia um programa televisivo, ouvia uma música, ou caminhava pela rua. Todavia, perante as novas percepções do target, que tem manifestado progressiva insatisfação quanto a isto, mostra que não deseja mais ser alvo de campanhas intromissivas, e que pelo fato de não estar a sua procura, estas não representam nenhum valor significativo.
POR QUE O MARKETING TRADICIONAL NÃO É MAIS O FAVORITO EM ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO?
O QUE AS VELHAS CONCEPÇÕES ESTRATÉGICAS REPRESENTAM PARA SUA EMPRESA:
A essência do marketing, indiscutívelmente é atingir de modo assertivos os consumidores, todavia, o público manifestamente não tem aceito as velhas medidas até então empregadas, posto que, não identificam valor. No presente, o que lhes tem atraído, é a oferta de conteúdo relevante, conteúdo que os próprios se dispõem a buscar, totalmente o oposto do que o marketing tradicional aplica, na verdade “empurra”.
Com custo muito mais elevado, e necessitando de contínuos investimentos, o Marketing clássico não vem a ser sinônimo de melhor estratégia para sua empresa, uma vez que a internet tem disponibilizado melhores soluções, muito mais adaptáveis e de acordo com o que demanda o target.
E então, já não está na hora de reavaliar suas estratégias de marketing?