AGENDAR UM PAPO

Nicho de negócio

Indústria

Assim como outros setores, a indústria também tem passado por diversas mudanças impulsionadas pela tecnologia. Muito além de equipamentos modernos e automação de processos, essa transformação também abrange a robotização, com tecnologias como IoT, sensores e geração de dados, podendo gerar resultados incríveis.

A transformação já começou, o futuro é agora

A Indústria 4.0 provoca mudanças nas organizações. Se antes era impossível imaginar equipamentos que se comunicam entre si, hoje, tecnologias como sensores de calor e aproximação, os algoritmos de inteligência artificial e a robótica avançada já se tornaram uma realidade. 

Além disso, a transformação digital também permitiu a integração dos sistemas físicos, digitais e biológicos, possibilitando processos mais eficientes, com menos falhas humanas e redução de custos, além de decisões mais estratégicas. 

A Mercedes-Benz do Brasil, por exemplo, se tornou a primeira fabricante de veículos comerciais do país preparada para a Indústria 4.0. Com a implementação de novas tecnologias na fábrica, ela conseguiu reduzir o consumo de energia em 56% e de cerca de 40 kg de papel. 

Além disso, agora a empresa também oferece serviços que conectam a fábrica, rede de concessionárias e clientes, gerando um ecossistema para realizar ações como a detecção de problemas no caminhão, envio de uma mensagem para a concessionária mais próxima e para o cliente, de modo que o processo de conserto do caminhão seja rápido e gere menos transtornos.

Por que a indústria deve passar por um processo de inovação realista?

De acordo com alguns especialistas, a transformação digital avançou em seis meses, o equivalente a cinco anos, por conta da pandemia. A situação exigiu mudanças rápidas e muitas empresas não estavam preparadas. Foi um alerta para que, quem ainda não havia percebido a importância da transformação, pudesse entendê-la.

Mas não é apenas a necessidade de comunicação remota ou processos mais automatizados que estão em questão. Ao utilizar a tecnologia, as indústrias podem obter diversos benefícios como:

  • Lançar novos produtos e serviços com mais agilidade;
  • Acompanhar os processos em tempo real;
  • Tomar decisões de maneira descentralizada;
  • Possibilitar a interação entre pessoas, máquinas e fábricas com mais eficiência;
  • Coletar e utilizar dados de maneira estratégica;
  • Automatizar processos.

Confira alguns Estudos de caso

Conte-nos os seus
desafios de negócios!

Lorem ipsum dolor sit amet,
consectetur adipiscing elit.

Agende um papo

E-book

Organização no trabalho:
como processos e tecnologia podem reverter cenários de produtividade baixa?

Chamada convidando o
usuário a baixar o e-book.

Download

Nichos de Negócios
em que já Atuamos

Confira as histórias de sucesso em cada segmento de negócio.