Marketing por Conteúdo: o que é e como ele pode ajudar sua empresa

Por Rafael Rez Oliveira | marketingporconteudo.com.br

A ideia central do marketing por conteúdo é de entregar algo valioso para receber algo também valioso em troca. As marcas podem fazer esse papel. Ao invés de serem a propaganda, serem o show, a história. O retorno dos consumidores é se envolver com a marca, e, portanto, criarem relacionamento e fidelização.

A melhor forma de fazer isso é produzir e distribuir conteúdo relevante para o público-alvo da marca. A empresa então detém o processo criativo do conteúdo, que só existe porque a marca o produz. Não é patrocínio, é marketing através de conteúdo.

A expressão mais completa para o conceito em português é Marketing por Conteúdo, definido como o trabalho de oferecer informações de referência ao usuário, ser procurado por ele e tornar-se uma autoridade em seu setor. Trata-se de se comunicar com seus clientes sem a ansiedade de vender algo logo de cara, mas criar uma cultura em torno da marca.

O Marketing por Conteúdo vem ao encontro das novas configurações do mundo online:

  • O Google mudou seu algoritmo de busca para cumprir o que foi sua proposta desde o início: oferecer o melhor conteúdo para o usuário na busca orgânica. Para isso, passou a rejeitar sites com palavras-chave demais, erros de português, textos copiados ou similares, textos muito curtos, etc. Bom conteúdo sai na frente.
  • As pessoas estão rejeitando cada vez mais as propagandas tradicionais. Na internet, o usuário controla sua experiência com o conteúdo, fechando janelas com propaganda, clicando em outros sites, usando bloqueador de pop ups, ou simplesmente não prestando atenção a essas ações. Como então atingir esse público? Parando de interromper seu conteúdo preferido com uma propaganda maçante e sendo mais interessantes. O usuário procura o conteúdo da empresa e aprecia. As pessoas não vão importar de onde um conteúdo vem se ele for bom.
  • O Facebook filtra as pessoas, empresas e mensagens mais relevantes que aparecem na timeline. Para atingir muitas pessoas, é preciso ser relevante e interessante sempre.

O marketing tradicional fala às pessoas. Marketing através do Conteúdo fala com as pessoas. — Doug Kessler

Com o Marketing por Conteúdo as empresas se tornam donas de seu processo de divulgação, ao invés de pagar para ter um espaço na mídia tradicional.

Hoje em dia, ao pensar em comprar qualquer coisa, o consumidor consulta a internet. A melhor tarefa das empresas é fornecer suporte a essa busca, se identificando nesse contexto atual de excesso de informação. O conteúdo disseminado pela empresa deve estar identificado tanto com a filosofia da empresa como com o estilo de vida do público-alvo, para se fundir com os hábitos e referências do usuário que se envolver.

O Marketing por conteúdo é uma estratégia de longo prazo, mas deve ser a única a dar resultado nos próximos anos.

Porém, somente produzir conteúdo sem uma estratégia de planejamento e distribuição pode não trazer o resultado esperado. Conteúdo sem conversão de cliente é somente publicação grátis, por isso procure planejar seu conteúdo para se diferenciar no ambiente digital, adequando a linguagem para atingir o público certo!

No Search Master Brasil – SP/2013, falei sobre as mudanças no mercado de SEO e a relação do Marketing por Conteúdo com o sucesso de uma estratégia digital.

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