Rogério Matofino

AGENDAR UM PAPO

Rogério Matofino

AGENDAR UM PAPO

  • Início
  • O que fazemos
  • Digital Squad
  • Sobre o Matofino
  • Anotações

HISTÓRIAS DE SUCESSO

Confira as histórias de sucesso em cada segmento de negócio.

TotalPass

TotalPass

Carbrink

Carbrink

AFIA

AFIA

Inteligência Web: fazendo mais com menos

“Criar um site não é só organizar textos e imagens em páginas HTML. Alguns detalhes são muito importantes, e se não forem bem definidos antes do desenvolvimento começar podemos perder muito tempo refazendo o trabalho até chegar no que o cliente deseja.” Erika Sarti, Web Designer Esta citação faz lembrar a velha história do “sobrinho” […]

  • Anotações

“Criar um site não é só organizar textos e imagens em páginas HTML. Alguns detalhes são muito importantes, e se não forem bem definidos antes do desenvolvimento começar podemos perder muito tempo refazendo o trabalho até chegar no que o cliente deseja.” Erika Sarti, Web Designer

Esta citação faz lembrar a velha história do “sobrinho” ou dos conhecidos “micreiros”. Há também os profissionais que caem na zona de conforto e cometem erros simples mas que no processo, significa perda de tempo, dinheiro e capital humano.

Inteligência Web: fazendo mais com menos

Você pode adotar boas práticas de planejamento e SEO desde o momento de decisão até a publicação do site. Vamos imaginar que você já sabe exatamente quais são os objetivos que quer atingir e agora entraremos na fase de criação e desenvolvimento do projeto.

Podemos tranquilamente definir, durante a fase de estudos, pesquisas e planejamento, qual será a palavra-chave onde o site será instalado e otimizar o trabalho. O mesmo vale para a estruturação do conteúdo: Seção e Categoria devem receber atenção especial pois, o conjunto de palavras são úteis para buscadores como o Google e outros.

Definir quais palavras-chave são importantes para o site e entender a hierarquia do Joomla é uma tarefa básica de planejamento. Com isso podemos economizar o tempo gasto na migração e nos ajustes de conteúdo. Além disso, as chances dos buscadores indexarem o site são maiores.

Conteúdo é Rei

Outro ponto a ser considerado é a redação. Por ser um CMS – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, a função primaria do Joomla é organizar e apresenar todo o conteúdo do seu site. Levando em conta que um site pode ser uma fantástica mídia e a Internet um excelente meio de comunicação de massa, cuidar do texto é imprescindível.

Quantas vezes você assistiu ao mesmo filme ou leu o mesmo gibi por uma única razão: tudo era divertido, cativante? Este mesmo conceito vale para o conteúdo. Mas o que fazer para que os leitores voltem mais vezes ao site?

Hoje a nossa sociedade vive um contraste sócio cultural que vale a pena ser observado. Nossos jovens são hedonistas, velozes, fazem tudo e ao mesmo tempo não fazem nada – as ciências sociais explicam o fato. Também temos as gerações adultas que ainda estão engatinhando no mundo virtual.

Oferecer um texto bem organizado e objetivo ao leitor aumenta as chances de leitura e talvez, por iniciativa dos próprios leitores, gere indicações para outras pessoas.

Para escrever bem é importante ler muito. O professor e publicitário João Anzanello Carrascoza, escreveu uma série de livros que discutem a sensibilidade, razão e evolução do texto publicitário. Vale a pena!

A tecnologia ao nosso favor

Facilitar o trabalho pode ser uma escolha interessante no processo criativo. Com a ferramenta de análise de palavras-chave você pode identificar o que e como as pessoas procuram por algo que pode estar ali, no seu site. Use e abuse dessa ferramenta durante a elaboração de textos, sem esquecer das regras básicas de redação.

Boas práticas que elevam a qualidade

Considerar conceitos que parecem banais – durante o desenvolvimento de um projeto Web, naturalmente acrescentam pontos positivos no posicionamento e ajudam na continuidade das estratégias definidas para o site. Além disso, o planejamento eficaz busca atender todas às necessidades de modo que os resultados sejam relevantes e significativos.

Nota: Originalmente, publiquei este texto no site Curso de Joomla! – Na Prática!

  • Anotações
  • Descubra o propósito da sua marca

    Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades em Branding e Negócios.

    [contact-form-7 id="5" title="Formulário Newsletter Post"]
  • Descubra como posso te ajudar no processo de transformação ágil

    Conteúdos relacionados

    O que um expert em economia criativa pode fazer pela sua empresa?

    indústria criativa

    O que um expert em economia criativa pode fazer pela sua empresa?

    Você tem ideia das contribuições que um expert em economia criativa pode trazer para a sua empresa? Aliás, para contextualizar,…
    • Estratégia
    Design de negócios: lições do artesanato que adaptei para o mundo digital

    Negócios

    Design de negócios: lições do artesanato que adaptei para o mundo digital

    Há muitas lições do universo do artesanato adaptáveis para o mundo digital e, hoje, compartilho com você algumas delas. Costurando…
    • Sem categoria
    UM PODCAST PARA CHAMAR DE “NOSSO”!

    UM PODCAST PARA CHAMAR DE “NOSSO”!

    Quero falar oficialmente sobre o podcast Leads Talk! Um projeto meu e do Marcelo Sales (@ocaradomarketing), patrocinado pela AD/85, o…
    • Sem categoria
    Compartilhar

    Compartilhar

    https://bitly/matofino

    Vamos inovar juntos?

    Comece agora mesmo essa jornada e tenha a certeza de estar em boa companhia para chegar muito mais longe.

    Agende uma conversa agora mesmo
                       

    © R3 Tech LTDA   •   Inovação Realista   •   Políticas

    Desenvolvido por: Solução Digital