A inovação eficaz no marketing digital
Volta e meia, surge no mercado uma grande inovação. Dessas imperdíveis, bola da vez. Mas, como toda corrida do ouro, ela pode ser boa só para quem chega na frente. Se pioneirismo é importante, também não adianta nada preocupar-se com tudo isso e não atingir o cliente. Muitos bons negócios fracassam pela deficiência de estratégia […]
Volta e meia, surge no mercado uma grande inovação. Dessas imperdíveis, bola da vez. Mas, como toda corrida do ouro, ela pode ser boa só para quem chega na frente.
Se pioneirismo é importante, também não adianta nada preocupar-se com tudo isso e não atingir o cliente. Muitos bons negócios fracassam pela deficiência de estratégia de marketing, apesar de boas chances de sucesso.
Optar por fazer marketing e comunicação puramente off-line ou online é como comer cookies sem leite. O ideal é trabalhar com um mix de ferramentas – sejam elas gratuitas ou pagas, sempre sabendo onde é mais vantajoso investir primeiro.
O SEO (Seach Engine Optimization / Promotion) é um exemplo clássico e indispensável. Conteúdo de qualidade não serve para nada se não for encontrado por quem procura. SEO serve, basicamente, para que seu site apareça antes dos concorrentes em sites buscadores como Google e, com isso, seja mais acessado e aumente as conversões (vendas, por exemplo).
Daí voltamos ao pioneirismo. Você já pensou em trabalhar com as ferramentas que tem a disposição de maneira integrada executando a função de um vendedor? Que tal utilizar softwares como Camtasia para gravar vídeos sobre seus produtos ou serviços e publicar no Youtube, usar as ferramentas do Google para otimizar a produtividade, redes sociais para relacionamento e um site bem estruturado e otimizado para melhor experiência do usuário consumidor?
Inovação consiste em melhorar um ponto sem perder nada em outro. A internet e suas possibilidades pode ser útil ferramenta de marketing quando se quer alavancar as vendas, mas é preciso investir em um conjunto de ações promocionais alinhadas com objetivo de negócio claro e específico. Assim, você chega na frente.
Este texto foi originalmente publicado na Revista Saldit, em julho de 2013.