Inclusão digital ao alcance de todos

O IPEC – Instituto Pró-Educação e Cidadania é uma associação educacional sem fins lucrativos que promove e apoia eventos ligados à educação, cultura e cursos livres como informática, inglês e outros.

O projeto começou a tomar forma na mente de seu idealizador, o professor e jornalista Marcos Alexandre Oliveira, há mais de 13 anos. A idéia era simplificar conteúdos para ensinar diferentes disciplinas, do aluno mais leigo ao mais informado, democratizando o conhecimento como exercício pleno da cidadania.

A coordenadora Rosely explica que os voluntários da escola, em sua maioria, são professores, empresários, jornalistas, universitários, comerciantes. O que é arrecadado pelo IPEC é utilizado no pagamento das despesas com aluguel, ajuda de custo dos professores, etc.

Focamos esforços em regiões carentes da Zona Leste de São Paulo – como Guaianases – na esperança de ajudar mais pessoas a crescer e alcançar seus objetivos: melhorar de vida através do conhecimento.

A maior parte dos alunos é de baixa renda e a grande maioria é formada por jovens e adultos que buscam qualificação profissional em informática para ingressar ou voltar ao mercado de trabalho. Outros buscam urgentemente capacitação básica em informática para não perderem seu emprego, já que algumas empresas exigem o conhecimento mas não propiciam o curso.

[nggallery id=4]

Quando indagado sobre o que achava do projeto, Mateus de Araújo Souza, 18 anos, ex-aluno, respondeu:

Eu acho aqui bem legal… o pessoal daqui é bem esforçado… o que aprendo aqui eu aplico em casa porque para falar a verdade de informática eu não sabia nada… se não fosse aqui eu não saberia nada de informática continuaria analfabeto… minha professora na escola pública estava mexendo no computador e não tinha mouse e ela veio me perguntar como era e eu tive que ensinar ela a mexer pelo teclado e desligar pelo teclado porque ela não sabia… Ela ficou impressionada: ela pensou que não dava…

Incentive a Iniciativa e o Conhecimento

O Programa de Inlcusão Digital, que já atendeu mais de 8.000 alunos entre nove e 81 anos de vida, recebe todos os tipos de computadores, monitores, impressoras, funcionando ou não. Móveis e outros objetos como quadros brancos para marcadores, retroprojetores e livros também.

Para fazer doações ligue para (11) 2551-9746 e fale com Rosely ou Suellen.

[nggallery id=3]

Fotos cedidas pelo Instituto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *