Etapas de um processo criativo

#criação

Pessoas acreditam que ser criativo é nascer com um dom. Talvez!

Certa vez um professor me disse: “se você sabe escrever, sabe desenhar”. Nunca mais esqueci este ensinamento. Acredito que você pode desenvolver muitas coisas mesmo que não tenha habilidades específicas.

Como isso é possível? Ao meu ver, o primeiro ponto a ser trabalha dentro de você é a flexibilidade comportamental. Lembre-se: a mudança de hábito requer um certo esforço.

Quando você começa fazer/ praticar algo, suas habilidades são “melhoradas” naturalmente e os resultados são compensadores. Dedicação é tudo.

Não discordo que existem criativos natos, mas por outro lado, alimentar o mito pode ser uma tremenda ilusão. No mundo publicitário, os profissionais criativos (refiro-me a todos os departamentos) muitas vezes viram noites trabalhando no mesmo job. Jogar videogame, comer pizza, colocar as pernas em cima da mesa são fases do processo criativo. De fato, esses pontos ilude muitos jovens que sonham trabalhar em agências.

Veja quatro dicas que podem contribuir muito no seu processo de criação, planejamento, estudos etc:

Levantamento de dados

Reunir informações sobre o produto ou serviço, cliente, target, hábitos e tudo o que for possível, é fundamental para análise e planejamento de qualquer trabalho.

Incubação

Este é o momento de pensar, interiorizar as informações obtidas durante o levantamento de dados, fazer brainstormings, organizar as idéias etc. É aqui que muita gente ganha prêmios! Dormir no sofá da agência pensando na solução faz parte do processo.

Eureka!

Depois de muita discussão, reflexões e pensamentos chegam os insights – resultado da incubação. Este é o momento que surge a melhor idéia para criação. Pode acontecer que três dias depois da criação, já pronta, você queira mudar tudo 😉

Nesta fase, três palavras fazem a diferença: repertório, contexto e polissemia.

Análise

Etapa das etapas mais importantes, obrigatória. Revisar todo o job e analisar plenejamento, peças, textos e objetivos são imprescindíveis para garantir o sucesso de uma campanha.

Volta e meia tomamos conhecimento de campanhas publicitárias que provocaram prejuízos enormes por ter um único erro de redação. Cuidado!

Todas estas dicas podem ser criativamente adaptadas para outras áreas do seu dia-a-dia. Também deixei algumas dicas no post “o site por etapas”. Vale a pena conferir!

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *