Rogério Matofino

AGENDAR UM PAPO

Rogério Matofino

AGENDAR UM PAPO

  • Início
  • O que fazemos
  • Digital Squad
  • Sobre o Matofino
  • Anotações

HISTÓRIAS DE SUCESSO

Confira as histórias de sucesso em cada segmento de negócio.

TotalPass

TotalPass

Carbrink

Carbrink

AFIA

AFIA

Etapas de um processo criativo

#criação Pessoas acreditam que ser criativo é nascer com um dom. Talvez! Certa vez um professor me disse: “se você sabe escrever, sabe desenhar”. Nunca mais esqueci este ensinamento. Acredito que você pode desenvolver muitas coisas mesmo que não tenha habilidades específicas. Como isso é possível? Ao meu ver, o primeiro ponto a ser trabalha […]

  • Anotações

#criação

Pessoas acreditam que ser criativo é nascer com um dom. Talvez!

Certa vez um professor me disse: “se você sabe escrever, sabe desenhar”. Nunca mais esqueci este ensinamento. Acredito que você pode desenvolver muitas coisas mesmo que não tenha habilidades específicas.

Como isso é possível? Ao meu ver, o primeiro ponto a ser trabalha dentro de você é a flexibilidade comportamental. Lembre-se: a mudança de hábito requer um certo esforço.

Quando você começa fazer/ praticar algo, suas habilidades são “melhoradas” naturalmente e os resultados são compensadores. Dedicação é tudo.

Não discordo que existem criativos natos, mas por outro lado, alimentar o mito pode ser uma tremenda ilusão. No mundo publicitário, os profissionais criativos (refiro-me a todos os departamentos) muitas vezes viram noites trabalhando no mesmo job. Jogar videogame, comer pizza, colocar as pernas em cima da mesa são fases do processo criativo. De fato, esses pontos ilude muitos jovens que sonham trabalhar em agências.

Veja quatro dicas que podem contribuir muito no seu processo de criação, planejamento, estudos etc:

Levantamento de dados

Reunir informações sobre o produto ou serviço, cliente, target, hábitos e tudo o que for possível, é fundamental para análise e planejamento de qualquer trabalho.

Incubação

Este é o momento de pensar, interiorizar as informações obtidas durante o levantamento de dados, fazer brainstormings, organizar as idéias etc. É aqui que muita gente ganha prêmios! Dormir no sofá da agência pensando na solução faz parte do processo.

Eureka!

Depois de muita discussão, reflexões e pensamentos chegam os insights – resultado da incubação. Este é o momento que surge a melhor idéia para criação. Pode acontecer que três dias depois da criação, já pronta, você queira mudar tudo 😉

Nesta fase, três palavras fazem a diferença: repertório, contexto e polissemia.

Análise

Etapa das etapas mais importantes, obrigatória. Revisar todo o job e analisar plenejamento, peças, textos e objetivos são imprescindíveis para garantir o sucesso de uma campanha.

Volta e meia tomamos conhecimento de campanhas publicitárias que provocaram prejuízos enormes por ter um único erro de redação. Cuidado!

Todas estas dicas podem ser criativamente adaptadas para outras áreas do seu dia-a-dia. Também deixei algumas dicas no post “o site por etapas”. Vale a pena conferir!

  • Anotações
  • Descubra o propósito da sua marca

    Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades em Branding e Negócios.

    [contact-form-7 id="5" title="Formulário Newsletter Post"]
  • Descubra como posso te ajudar no processo de transformação ágil

    Conteúdos relacionados

    O que um expert em economia criativa pode fazer pela sua empresa?

    indústria criativa

    O que um expert em economia criativa pode fazer pela sua empresa?

    Você tem ideia das contribuições que um expert em economia criativa pode trazer para a sua empresa? Aliás, para contextualizar,…
    • Estratégia
    Design de negócios: lições do artesanato que adaptei para o mundo digital

    Negócios

    Design de negócios: lições do artesanato que adaptei para o mundo digital

    Há muitas lições do universo do artesanato adaptáveis para o mundo digital e, hoje, compartilho com você algumas delas. Costurando…
    • Sem categoria
    UM PODCAST PARA CHAMAR DE “NOSSO”!

    UM PODCAST PARA CHAMAR DE “NOSSO”!

    Quero falar oficialmente sobre o podcast Leads Talk! Um projeto meu e do Marcelo Sales (@ocaradomarketing), patrocinado pela AD/85, o…
    • Sem categoria
    Compartilhar

    Compartilhar

    https://bitly/matofino

    Vamos inovar juntos?

    Comece agora mesmo essa jornada e tenha a certeza de estar em boa companhia para chegar muito mais longe.

    Agende uma conversa agora mesmo
                       

    © R3 Tech LTDA   •   Inovação Realista   •   Políticas

    Desenvolvido por: Solução Digital