Gestão de projetos digitais

Projetos digitais – sejam web ou mobile, um portal ou um game – ganham cada vez mais espaço nas estratégias de negócio de empresas, de todos os tamanhos e segmentos. No mercado de educação não é diferente: muitas instituições têm ampliado sua atuação digital e outras tantas já nascem nesse formato.

Entretanto, o momento de colocar a gestão de projetos digitais em prática pode ser muito mais complicado do que se espera.

Ajuda profissional pode ser o “X” da questão para a gestão de projetos digitais

São programações, dados, métricas, objetivos, diferentes tecnologias, campanhas e muitos outros fatores e variáveis envolvidos na tarefa… Isso faz com que muitos executivos encontrem barreiras ou mesmo não alcancem o padrão de excelência que planejavam para seu projeto.

Afinal, não é fácil fazer um projeto rodar na empresa sem dominar o mundo digital. E é nesse ponto que um profissional especializado pode fazer toda a diferença.

O gestor de projetos é o profissional responsável por supervisionar a implementação de todas as fases de um projeto – ou seja, é antes de tudo um facilitador de processos. Ele é capacitado para pôr em prática os projetos no menor tempo possível e com o maior nível de qualidade. Também detém conhecimentos sobre negócios na internet e está preparado para fazer a interface entre os diversos agentes envolvidos no desenvolvimento das inúmeras tarefas necessárias a um objetivo com esse.

Entre as principais habilidades de um gestor voltado a negócios digitais encontramos:

  • Habilidade para gerenciar múltiplos processos: cada projeto é, na verdade, composto por pequenos processos sendo desenvolvidos simultaneamente por algumas equipes. É imprescindível conseguir equacionar todos em tempo real!
  • Relacionamento interpessoal: nenhuma característica é mais importante do que conseguir se comunicar de forma clara e precisa – envolvendo todos os agentes do projeto para o mesmo objetivo. Conhecer os profissionais e suas habilidades é o ponto de partida para obter a melhor performance de cada um.
  • Metodologia: é importante que o gestor desenvolva suas funções a partir de um sistema metodológico organizado, eficaz e de fácil entendimento. É ele quem colocará todos os profissionais e equipes apontando para a mesma direção.   

Muitas empresas optam pela contratação e incorporação desses profissionais em suas equipes. Porém, essa ideia muitas vezes esbarra em dois problemas: ainda existe grande carência de profissionais habilitados em gestão de projetos digitais em relação à demanda do mercado. Essa falta de pessoas aliada aos custos trabalhistas muitas vezes aumenta a necessidade de investimento.

Como um consultor pode aperfeiçoar meu projeto?

Uma alternativa para resolver e desenvolver a boa gestão de projetos digitais – com bom custo/benefício e sem a necessidade de vasculhar o mercado – é optar por um consultor externo. O modelo pode oferecer diversos benefícios, entre eles a certeza de ter o projeto sob a gestão de um profissional experiente e dedicado 100% ao tema.

Todo projeto precisa ter um dono, senão ninguém da empresa assumirá os problemas para tentar resolvê-los. Consequentemente, há perda de foco e, claro, de produtividade e o projeto acaba se perdendo em todo o processo.

Com mais de 10 anos de expertise em gestão de projetos digitais, equipes e processos, o especialista crê que a melhor forma de alcançar os objetivos na área é fazer uma imersão na rotina da empresa.

Somente dessa forma é possível entender, de forma detalhada, todos os processos de cada área – como fluxos, perfis dos colaboradores e resultados financeiros. A partir daí, pode-se traçar as metas em um planejamento passo a passo bem definido, estruturado e transparente aos gestores da empresa, que acompanham cada etapa para validar as decisões do gestor.

Gestão de projetos digitais na prática

O Portal ERP é uma plataforma de conteúdo e serviços atuando no segmento de TI, com foco em sistemas de gestão empresarial. Destaca-se por ser uma das fontes mais completas sobre ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa) disponíveis no mercado. É um dos projetos desafiadores que liderei.

Outro exemplo é o Impulsiona Educação Esportiva, que utiliza o esporte como ferramenta no desenvolvimento integral dos alunos. Nesse projeto, trabalhei de forma coordenada com diversos stakeholders, duas agências, o time interno de comunicação e o board executivo.

O papel mais importante do gestor de projetos consiste em articular e mediar todos os atores em prol da melhor solução para aquela situação específica.

Quer conversar sobre aquele seu projeto? Faça como outros clientes, entre em contato agora mesmo. Quero só uma oportunidade para poder ajudar. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *