Sabemos que a internet e a vida digital estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Com essas mudanças, é preciso que você, gestor, entenda o cenário e suas tendências para acompanhar as transformações que impactam e vão impactar cada vez mais os resultados do seu negócio.

A reflexão acontece no contexto de que não adianta ter a melhor estratégia digital, a melhor vitrine online se o atendimento da empresa não estiver preparado para atender, para converter a demanda de leads/contatos gerados. A ideia costuma chamar atenção dos gestores porque o olhar vai do negócio para o marketing.

Hoje, o objetivo aqui é evidenciar o que há de mais novo no mercado do marketing digital com foco no comportamento do consumidor, afinal, com um smartphone em mãos, a sua marca pode ser elogiada ou difamada no mesmo instante em que acontece um bom ou péssimo atendimento realizado pela sua empresa.

Para alavancar seus negócios é preciso entender a dinâmica digital de um mundo que gira cada vez mais rápido. Como acompanhá-lo? Como entrar na sintonia com toda essa tecnologia disponível a todos? Como lidar com a ‘vida digital’ na minha organização?

“A Disconnect and a Divide in Digital-Marketing Talent”

Estudo global realizado pelo The Boston Consulting Group (encomendado pelo Google), entrevistou 2.200 profissionais de marketing de 141 empresas em 41 países e constatou que a evolução digital das marcas ainda é lenta em especial por quatro grandes desafios:

  • ENTENDIMENTO – falta compreensão do mundo digital, principalmente, por parte daquelas pessoas que tomam decisões na empresa;
  • VISÃO ESTRATÉGICA – 60% dos entrevistados disseram conseguir definir uma estratégia digital, mas com nível de assertividade baixo pelo fato de não conhecerem o mercado e/ou subestimarem os consumidores;
  • APOIO ORGANIZACIONAL – falta de colaboração de áreas funcionais como financeiro, jurídico e TI ainda são entraves para o departamento de marketing nas organizações;
  • AVALIAÇÃO – mensurar retorno de investimento (ROI) é uma fraqueza absoluta, mesmo diante 60% dos entrevistadores afirmarem que acompanham relatórios mesmo que em nível baixo.

Correlacionando toda essa realidade a partir de gargalos reais do dia a dia corporativo, desenvolvi uma aula/palestra que traz um “mapa da mina”, um roteiro estratégico com etapas específicas que precisam ser organizadas dentro da sua empresa.

Então, vamos organizar a vida digital nas organizações empresariais?

Neste vídeo, apresento um breve resumo de como as você pode coordenar as pessoas da sua empresa para trabalharem com foco no marketing de relacionamento, que, cada vez mais, ganha força com a facilidade da tecnologia na vida das pessoas. Falo também sobre modelos/processos no qual você poderá mapear todo o comportamento do consumidor/comprador em relação ao seu produto ou serviço para, então, oferecer a eles conteúdo de qualidade e, consequentemente, tornar clientes fãs da marca.

Sim, um oceano de variáveis para você administrar diariamente e sem descanso, mas que farão toda a diferença no seu negócio.

Ministrada pela primeira vez no dia 14 de março de 2017, para mais de 100 pessoas, na sede da Impacta, em São Paulo, essa palestra mostrou a importância de diretores, gestores e equipes de marketing, TI, atendimento e vendas falarem a mesma linguagem: a do marketing digital como potencializador dos negócios das empresas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *