Rogério Matofino

AGENDAR UM PAPO

Rogério Matofino

AGENDAR UM PAPO

  • Início
  • O que fazemos
  • Digital Squad
  • Sobre o Matofino
  • Anotações

HISTÓRIAS DE SUCESSO

Confira as histórias de sucesso em cada segmento de negócio.

TotalPass

TotalPass

Carbrink

Carbrink

AFIA

AFIA

Diagrama de Cabala no Design Gráfico

Equilibrando conceitos da fotografia, leitura ocidental e kabbala, o artista plástico e professor Spencer da Escola Técnica Carlos de Campos, desenvolveu o “diagrama gráfico de cabala” para facilitar trabalhos de mídia impressa (cartaz, anúncio, papelaria, etc). 1 Início da leitura. Essa área composta de vazio ou uma imagem leve pode transmitir uma sensação de leveza […]

  • Anotações

Equilibrando conceitos da fotografia, leitura ocidental e kabbala, o artista plástico e professor Spencer da Escola Técnica Carlos de Campos, desenvolveu o “diagrama gráfico de cabala” para facilitar trabalhos de mídia impressa (cartaz, anúncio, papelaria, etc).

1

Início da leitura. Essa área composta de vazio ou uma imagem leve pode transmitir uma sensação de leveza e descanso ao leitor.

4

Complemente da área um.

5

Complemento da área um.

6

Complemento da área dois.

2

Principal área de visualização da peça gráfica – aqui acontece todo o impacto proposto devido à repetição de visualizações.

7

Complemento da área dois.

8

Complemento da área três.

9

Complemento da área três.

3

Área de fixação. Por isso é considerada área de assinatura. Ou seja, logotipo, endereço, telefone, etc.

Leitura

  • O sentido da leitura ocidental acontece da esquerda para a direita e de cima para baixo;
  • Sentidos (direção) da leitura: (observe que o 1, 2 e 3 aparecem repetidas vezes e por isso suas respectivas regiões são consideradas nobres, de maior importância)
    1, 2 e 3
    3, 2 e 1
    1, 4 e 5
    6, 2 e 78, 9 e 3
  • Valores – se somadas, as colunas possuem mesmo valor (15). Isso explica uma flexibilidade de “navegação” que o designer pode ter ao dispor a informação na criação gráfica. Já na posição horizontal, os valores mudam (10, 15 e 20) e dão um significado de hierarquia na composição. Com isso podemos ponderar

Na imagem podemos verificar:

Anúncio publicitário de carro

  • Na região um (1) da peça, temos um texto que possivelmente será lido num terceiro momento. Antes acontecerá a leitura das regiões dois e três;
  • Na região dois (2) do anúncio aparece o carro, principal item da peça, pois, trata-se da área de impacto (faixa 6, 2 e 7 do diagrama);
  • Na região três (3) podemos visualizar assinatura da marca, além do slogan;
  • Repare que regiões como a cinco (5) e a sete (7) são preenchidas de vazio ou imagem que proporciona descanso aos olhos do leitor.

Cabala s.f.

do Hebr. kabbala, ensino oculto
s. f.,
sistema hebraico de interpretação bíblica;
ciência oculta, conluio ou intriga secreta entre indivíduos que conspiram para o mesmo fim;
maquinação, tramóia, trama

 

  • Anotações
  • Descubra o propósito da sua marca

    Receba nossa newsletter e fique por dentro das novidades em Branding e Negócios.

    [contact-form-7 id="5" title="Formulário Newsletter Post"]
  • Descubra como posso te ajudar no processo de transformação ágil

    Conteúdos relacionados

    O que um expert em economia criativa pode fazer pela sua empresa?

    indústria criativa

    O que um expert em economia criativa pode fazer pela sua empresa?

    Você tem ideia das contribuições que um expert em economia criativa pode trazer para a sua empresa? Aliás, para contextualizar,…
    • Estratégia
    Design de negócios: lições do artesanato que adaptei para o mundo digital

    Negócios

    Design de negócios: lições do artesanato que adaptei para o mundo digital

    Há muitas lições do universo do artesanato adaptáveis para o mundo digital e, hoje, compartilho com você algumas delas. Costurando…
    • Sem categoria
    UM PODCAST PARA CHAMAR DE “NOSSO”!

    UM PODCAST PARA CHAMAR DE “NOSSO”!

    Quero falar oficialmente sobre o podcast Leads Talk! Um projeto meu e do Marcelo Sales (@ocaradomarketing), patrocinado pela AD/85, o…
    • Sem categoria
    Compartilhar

    Compartilhar

    https://bitly/matofino

    Vamos inovar juntos?

    Comece agora mesmo essa jornada e tenha a certeza de estar em boa companhia para chegar muito mais longe.

    Agende uma conversa agora mesmo
                       

    © R3 Tech LTDA   •   Inovação Realista   •   Políticas

    Desenvolvido por: Solução Digital