Como Contribuir em Projetos de Software Livre – Campus Party 2013

Com o avanço rápido da tecnologia e as crescentes mudanças que ocorre no mercado, a necessidade de centralizar informações relevantes à área se tornou essencial para um aprendizado de impacto e troca de informações efetivas, e com essa necessidade surgiu o maior evento de tecnologia do mundo, a Campus Party.

Esse evento ocorre anualmente há 16 anos, tem duração de cinco dias, atrai um público enorme de criativos, entre eles nerds, empreendedores, gamers, cientistas, geeks e muitos outros, que se reúnem com o objetivo de trocar informações e experiência sobre Ciência, Cultura, Tecnologia e Entretenimento Digital.

A Campus Party é sem dúvida, uma ótima oportunidade para quem deseja se atualizar e ficar informado sobre as tendências do mercado, e na edição de 2013 foram mais de 500 horas de conteúdos formativos, divididos em treze cenários, 18 temáticas e área de camping para os inscritos.

Em resposta a esse grande evento, Rogério Costa – Sócio Diretor da Oibê, teve sua participação registrada. Ele prestigiou várias palestras, inclusive a do joomleiro Juliano Augusto sobre “O uso do CMS Joomla para criação de Blogs, Websites e Portais”, e também participou, a convite do próprio Juliano no painel super interessante “Como Contribuir em Projetos de Software Livre” no palco Sócrates.

 

Segundo os organizadores desse palco, esse painel reuniu alguns membros da comunidade que trabalham com projetos de Software Livre, e teve como objetivo mostrar como eles iniciaram suas atividades, o que fazem e também como outras pessoas podem contribuir para os projetos opensource, e entre as diversas formas de contribuição, destacaram-se algumas como por exemplo: desenvolvimento de código, relato de bugs, tradução de documentação, confecção de manuais, sites, elaboração de interfaces dos softwares e artes gráficas que serão usadas nos materiais ou nos softwares, entre outras formas.

O debate foi enriquecedor e muito importante para o entendimento do cenário, o acompanhamento de sua evolução e também para se ter uma ideia do impacto e influência do software livre na economia das pequenas e médias empresas, pois o seu uso traz muitos benefícios pela facilidade do manuseio e pelo custo zero. Outro ponto discutido foi sobre a importância da participação da comunidade dentro do crescimento do opensource.

A Campus Party 2013 foi um sucesso e atingiu o objetivo que tinha desde o início: reunir a comunidade digital e compartilhar conhecimento inovador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *