Arquiteto de negócios: afinal, o que faz um Business Architect?

Muitas pessoas me perguntam o que faz um arquiteto de negócios. A maneira mais direta de explicar é dizendo que esse profissional realiza a alfaiataria dos negócios.

“Mas como assim, Matofino?”.

Neste post, vamos falar sobre o que é Arquitetura de Negócios; além de quem é, qual a importância e como ser um Business Architect. Rumboora!

Para começar, o que é Arquitetura de Negócios?

Arquitetura de Negócios é o ato de organizar e gerir, de forma conectada, todos os elementos de uma organização. Tanto que não dá para dizer que é “só” estratégia, processos, design de serviço, publicidade, tão pouco marketing. Vai além!

Basicamente, são todas essas frentes e outras que se somam para você atingir um novo patamar nos seus resultados.

E isso é algo que você e sua empresa estão precisando, não é mesmo?

O que faz um arquiteto de negócios e por que é importante?

O arquiteto de negócios tem o papel transversal de conectar as pessoas e garantir que as engrenagens do negócio estão rodando da forma esperada.

É um profissional nexialista que atua com um pouco de tudo: produto, atendimento, financeiro, negociações externas, projetos, engenharia, entre outras variáveis.

Sendo assim, podemos dizer que o arquiteto de negócios tem um pé em todos os mundos.

Além disso, o Business Architect também é uma pessoa altamente analítica. Tudo o que ele faz é embasado em dados, de maneira quantificada e com ganhos transparentes.

Também é necessário lidar com pessoas. Nesse sentido, o melhor processo de trabalho é o famoso brainstorm, no qual a melhor ideia ganha.

Em resumo, o Business Architect faz o que precisa ser feito! Ele é quase como um guardião da experiência do cliente dentro da empresa.

Significa que esse profissional é responsável por mapear e desenhar todos os processos para resolver uma dúvida ou um problema do cliente. Além de fazer uma ponte na comunicação entre diferentes setores, que vão trabalhar em conjunto.

Afinal, como é ser um Business Architect?

O arquiteto de negócios trabalha com uma equipe muito próxima e bem alinhada. É fácil ver ele sentado e, do seu lado, ter um designer ou engenheiro, além de profissionais de Data Science ou atendimento.

Esse modelo dá autonomia e responsabilidade para que o Business Architect faça as coisas acontecerem mais rápido.

É estar em um ambiente dinâmico e ter carta-branca para tomar decisões, além de conviver com pessoas extremamente inteligentes e de conhecimentos diversos.

Ninguém chega para o arquiteto e fala: “você deve fazer isso ou aquilo”. Então, ele possui liberdade para ver qual é a situação, entender o que é preciso e chegar com uma proposta de solução para discutir com os outros profissionais do time.

Existe uma clareza e abertura muito grande sobre as expectativas em relação à atuação do arquiteto de negócios. Isso ajuda a entender o que deve ser feito e o contexto em que a empresa está inserida.

Para contratar um arquiteto de negócio, é importante considerar a experiência da pessoa — mas isso não é tudo! O profissional deve ser capaz de fazer do complexo algo simples, além de quebrar as visões pré-existentes na empresa para trazer inovação.

Esse inconformismo é o que move seu trabalho — e o que faz do B.A. um profissional fora da curva.

Conte comigo como seu arquiteto de negócios!

Você deseja solucionar problemas e melhorar os resultados na sua empresa? Se a sua resposta for sim, vamos nessa!

Em 2020, completei 15 anos de carreira no mundo digital. Não sou um guru e nem ofereço serviços de agência, birô de produção ou consultoria no formato tradicional. É preciso se reinventar!

Atuo como especialista e professor disciplinas como Gestão e Melhoria de Performance de Negócios através da inovação e da tecnologia, e presto serviços como arquiteto de negócios + SEO para o gerenciamento de empresas.

Dessa forma visualizo os projetos, considerando Arquitetura de Negócios, necessidades da marca, estratégia de comunicação/marketing, canais de venda e muito mais.

Tudo isso sem esquecer o fator humano, é claro!

Meu grande objetivo é ampliar o conhecimento das pessoas e fazê-las perceber que inovação, tecnologia e marketing são ativos que geram riqueza para o negócio.

É um olhar 360º, visando melhorias nos processos e execuções das iniciativas, pensadas para que todos trabalhem de maneira integrada. Uma abordagem holística para que a sua empresa chegue no próximo nível de conquistas.

Quer saber mais sobre a Arquitetura de Negócios e como, juntos, podemos transformar as relações na sua empresa? Posso te auxiliar nesse processo.

Lembre-se que não é só consultoria, publicidade ou marketing. É arquitetura de negócios, a SUA alfaiataria dos negócios. Clique aqui para iniciar conversa no WhatsApp agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *