WhatsApp nas empresas: ajuda ou atrapalha?
O aplicativo de mensagens WhatsApp representa uma verdadeira revolução na comunicação entre as pessoas. Não é à toa que mais de 90% da população com acesso à internet usa o aplicativo, segundo pesquisa do CONECTA, realizada pelo IBOPE. Prático, gratuito e praticamente universal, exerce muita atração. Seguindo essa tendência, a cada dia mais profissionais utilizam a plataforma […]
O aplicativo de mensagens WhatsApp representa uma verdadeira revolução na comunicação entre as pessoas. Não é à toa que mais de 90% da população com acesso à internet usa o aplicativo, segundo pesquisa do CONECTA, realizada pelo IBOPE.
Prático, gratuito e praticamente universal, exerce muita atração. Seguindo essa tendência, a cada dia mais profissionais utilizam a plataforma para se comunicarem em seu ambiente empresarial. Mas o WhatsApp corporativo é realmente a solução para os problemas de comunicação comuns à maior parte das empresas?
WhatsApp corporativo e suas vantagens
CAMADA OPERACIONAL <> TÁTICA:
É inegável que o aplicativo pode oferecer muitas vantagens às empresas que o utilizem de forma inteligente. Muitas são as situações em que sua praticidade, principalmente, pode ser um fator determinante para o ganho de eficiência.
Os Serviços de Atendimento aos Consumidores (SAC), por exemplo, podem se tornar mais acessíveis e ágeis na comunicação com os clientes.
Além disso, a ferramenta possibilita às equipes operacionais de alguns segmentos, como a Construção Civil, diminuírem o tempo de resposta em situações que exigem produtividade e trabalho em equipe – como a atuação em canteiros de obras.
E para a comunicação interna, é bom?
CAMADA TÁTICO <> ESTRATÉGICA:
Cada vez mais o app ganha espaço na comunicação interna das empresas. Segundo estudo, quase 60% dos negócios admite utilizar o WhatsApp nesse contexto. Porém, é justamente nesse ponto que seu uso pode ter um considerável peso negativo.
Não devemos esquecer que a comunicação entre pessoas é, e sempre foi, o maior desafio em qualquer contexto de gestão de projetos. Quantas empresas pecam em não desenvolver de forma objetiva um processo de comunicação estruturado, com regras, canais específicos e funções pré-estabelecidas? Para essas, atropelar os processos, muitas vezes já ineficientes, pode representar um verdadeiro golpe contra a organização e produtividade.
Você já presenciou algum CEO, diretores, gerentes substituindo – melhor, atropelando canais de comunicação, invalidando todo um ecossistema organizacional só porque é cômodo pra ele enviar mensagem de voz no WhatsApp?
Agora, alguns perigos que se escondem no uso do WhatsApp corporativo:
#1. DESAFIO À PRODUTIVIDADE
O WhatsApp é um verdadeiro polo de distrações. A maior parte das pessoas participam de diversos grupos e têm inúmeros assuntos pessoais sendo tratados ao mesmo tempo. Vale a pena chamar a atenção do colaborador para o app?
#2. FALTA DE REGISTRO
Informações importantes podem facilmente ser perdidas caso as conversas sejam apagadas ou o aparelho sofra algum problema.
#3. FLUXO DE MENSAGENS
A intensidade de trocas de mensagens em aplicativos possibilita que comunicações importantes possam se perder e não serem lidas no momento correto. Tantas conversas facilitam também o envio de informações corporativas para grupos ou pessoas erradas – expondo assuntos internos da empresa.
#4. QUESTÕES JURÍDICAS
Uma consulta ao departamento jurídico pode ser fundamental para evitar problemas futuros. O uso do aplicativo tem sido pauta de ações trabalhistas. Mensagens fora do expediente ou frases fora do contexto podem servir de armas contra os próprios negócios.
Ecossistema organizacional: o melhor aplicativo
Muitas ferramentas surgiram e inúmeras outras aparecerão nos próximos anos, mas nenhuma substitui a eficiência e organização de um ecossistema organizacional bem estruturado.
Embora o WhatsApp corporativo possa, sim, desempenhar um papel importante em alguns momentos da comunicação empresarial, gestores utilizando-o para comunicar decisões que impactam em toda a organização é um caminho que merece reflexão.
As camadas estratégica e tática são a espinha dorsal do negócio e precisam estar atentas a uma das questões mais fundamentais para a vida de qualquer negócio: a comunicação (de preferência, cara a cara).
Até a próxima!