Tendência tecnológica
Olá leitor! Acompanhar as tendências tecnológicas não é tarefa fácil. Como complemento da série de posts sobre a plataforma dinâmica de gerenciamento de conteúdo Joomla!, vou listar algumas dicas de análises sobre o mercado. Acredito que essas ilustrações podem ampliar seus horizontes de pesquisa e planejamento de negócios ou qualquer outra atividade. Para começar: O […]
Olá leitor!
Acompanhar as tendências tecnológicas não é tarefa fácil.
Como complemento da série de posts sobre a plataforma dinâmica de gerenciamento de conteúdo Joomla!, vou listar algumas dicas de análises sobre o mercado. Acredito que essas ilustrações podem ampliar seus horizontes de pesquisa e planejamento de negócios ou qualquer outra atividade. Para começar:
O que é o Joomla?
A pronúncia correta é “djumla”. A plataforma foi desenvolvida a partir do Mambo. É escrito em PHP e roda no servidor web Apache ou IIS e banco de dados MySQL.
O nome foi inspirado na tribo africana Swahilli, que siginifica: todos juntos. Conceito que reforça o objetivo de colaboração entre pessoas – característica nata do CMS.
O que é CMS?
Com um sistema de gestão de conteúdo (CMS) é possível administrar um site sem a necessidade de conhecimentos técnicos de programação.
Exemplos de gerenciadores: Joomla!, WordPress, Mambo, Drupal, Xoops, Moodle etc.
Análise e planejamento
Google Trends – ferramenta que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente.
Google Insights – Compara padrões de volume de pesquisa em regiões, categorias, períodos e propriedades específicos.
Inteligência Web: fazendo mais com menos – artigo que reflete alguns pontos do processo de planejamento de um site.