Publicidade X Propaganda X Marketing
A Publicidade é uma atividade dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços. Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a um propósito. O Conceito de Marketing é a filosofia de analisar as necessidades do cliente e tomar decisões para satisfazê-las, melhor que […]
A Publicidade é uma atividade dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços. Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a um propósito. O Conceito de Marketing é a filosofia de analisar as necessidades do cliente e tomar decisões para satisfazê-las, melhor que a concorrência.
propaganda s. f.
do Lat. propaganda
s. f.,
propagação de princípios ou teorias;
associação que tem por fim espalhar certas doutrinas ou conhecimentos;
divulgação.publicidade s. f.
estado do que é público;
divulgação;
notoriedade pública;
reclamo comercial.marketing
(palavra inglesa)
s. m.
Estudo das actividades! comerciais que, a partir do conhecimento das necessidades e da psicologia do consumidor, tende a dirigir os produtos, adaptando-os, para o seu melhor mercado; estudo de mercado. = mercadologia
Publicidade X Propaganda: uma visão simplificada objetivando aos buscadores
Para compreender uma parte do serviço de Otimização da Visibilidade, vamos aplicar, ainda que não totalmente apropriadas, as seguintes definições para os serviços de Publicidade e de Propaganda. A Publicidade é uma atividade dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços. Propaganda é um modo específico de se apresentar uma informação, com o objetivo de servir a um propósito. Ainda que a mensagem traga informação verdadeira, é possível que esta seja tendenciosa, podendo apresentar um quadro incompleto ou não tão balanceado do objeto em questão. Seu uso primário advém de contexto político, referindo-se geralmente aos esforços patrocinados por governos e partidos políticos.
No início das atividades das empresas de buscas (Google, no caso) o serviço de indexação era simples. Bastava programar um computador para que fosse em busca dos sites, e, uma vez lidos, indexá-los, de acordo com suas palavras-chaves (keywords), ou seja, as palavras mais significativas ou representativas do conteúdo das páginas e/ou do web site. Ou seja, os resultados eram apresentados isentos de manipulação, tendendo a parecer um extenso e abrangente veículo de Publicidade, gratuito e autêntico.
Com o passar do tempo, essa relação direta começou a ser alterada, melhorando-se a acuidade dos buscadores, na tentativa de se corrigirem falhas. Mas, ao mesmo tempo, a popularidade e a credibilidade do processo passou a ser alvo de distorções ocasionadas por tentativas fraudulentas de obtenção de melhores posições nos resultados. Então o conjunto das respostas a uma dada solicitação passou a ter o caráter mixto de Publicidade e de Propaganda. Porque há web sites dos dois tipos na Internet, convivendo e originando respostasjunto aos buscadores, aparentemente em pé de igualdade. É aqui que transita o profissional da Otimização da Visibilidade. Ele promove, entre outras ações, a manipulação do conteúdo pré-existente de um web site para que melhor atenda ao cliente, como fim, através dos robôs de buscas, como meio, tornando melhor e mais evidente o produto ou serviço a ser divulgado. Sem faltar com a verdade.
O Conceito de Marketing
O Conceito de Marketing é a filosofia das empresas analisarem as necessidades de seus clientes e tomarem decisões para satisfazê-las, melhor que a concorrência. Hoje muitas empresas adotam o Conceito de Marketing, mas não foi sempre assim. Em 1776, na Comunidade das Nações, Adam Smith escreveu que as necessidades dos produtores deveriam ser consideradas apenas quando levassem em conta as necessidades dos consumidores. Embora essa filosofia seja consistente com o conceito de marketing, não foi adotada senão 200 anos depois.
Para melhor entender o Conceito de Marketing, é importante passar em revista outros conceitos que já foram predominantes. Embora estes conceitos alternativos tenham prevalecido durante diferentes períodos da história, eles não ficam restritos a esses períodos – ainda há empresas que os praticam hoje.
Fonte: Aparece / Priberam