Pensando. Matrix, 1999
O filme Matrix traz uma reflexão sobre o conceito da realidade vesus a representação. O filme traz o sonho e, por traz disso, uma outra realidade – a Matrix. No filme, o personagem principal, Neo, vivencia um conflito misterioso sobre sua realidade ao ponto de não saber se ele é ele mesmo. Antes de compreender […]
O filme Matrix traz uma reflexão sobre o conceito da realidade vesus a representação. O filme traz o sonho e, por traz disso, uma outra realidade – a Matrix.
No filme, o personagem principal, Neo, vivencia um conflito misterioso sobre sua realidade ao ponto de não saber se ele é ele mesmo. Antes de compreender ele tem certeza que não.
A tecnologia atual está muito próxima da trama em questão. Podemos citar como exemplo a polícia que frequentemente grampeia ligações de outras pessoas, algo semelhante ao que acontece no filme. Outro exemplo é os games cada vez mais próximos da realidade e, que mostra um mundo de como o personagem (jogador) idealiza.
Neo vive algo que muitas pessoas vivem hoje com Second Life e outras tantas tecnologias. O conceito e/ou pensamento de “conheçe a ti mesmo”. Ou seja, o que e como eu quero ser visto e como eu vejo todo este sistema onde tudo parece simples e complexo ao mesmo tempo.
Por sim, analisando o hoje, podemos verificar uma fuga no contexto onde as pessoas buscam uma “vávula de escape” para talvez encotrar-se consigo mesmo.