Inteligência Web: fazendo mais com menos
“Criar um site não é só organizar textos e imagens em páginas HTML. Alguns detalhes são muito importantes, e se não forem bem definidos antes do desenvolvimento começar podemos perder muito tempo refazendo o trabalho até chegar no que o cliente deseja.” Erika Sarti, Web Designer Esta citação faz lembrar a velha história do “sobrinho” […]
“Criar um site não é só organizar textos e imagens em páginas HTML. Alguns detalhes são muito importantes, e se não forem bem definidos antes do desenvolvimento começar podemos perder muito tempo refazendo o trabalho até chegar no que o cliente deseja.” Erika Sarti, Web Designer
Esta citação faz lembrar a velha história do “sobrinho” ou dos conhecidos “micreiros”. Há também os profissionais que caem na zona de conforto e cometem erros simples mas que no processo, significa perda de tempo, dinheiro e capital humano.
Inteligência Web: fazendo mais com menos
Você pode adotar boas práticas de planejamento e SEO desde o momento de decisão até a publicação do site. Vamos imaginar que você já sabe exatamente quais são os objetivos que quer atingir e agora entraremos na fase de criação e desenvolvimento do projeto.
Podemos tranquilamente definir, durante a fase de estudos, pesquisas e planejamento, qual será a palavra-chave onde o site será instalado e otimizar o trabalho. O mesmo vale para a estruturação do conteúdo: Seção e Categoria devem receber atenção especial pois, o conjunto de palavras são úteis para buscadores como o Google e outros.
Definir quais palavras-chave são importantes para o site e entender a hierarquia do Joomla é uma tarefa básica de planejamento. Com isso podemos economizar o tempo gasto na migração e nos ajustes de conteúdo. Além disso, as chances dos buscadores indexarem o site são maiores.
Conteúdo é Rei
Outro ponto a ser considerado é a redação. Por ser um CMS – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, a função primaria do Joomla é organizar e apresenar todo o conteúdo do seu site. Levando em conta que um site pode ser uma fantástica mídia e a Internet um excelente meio de comunicação de massa, cuidar do texto é imprescindível.
Quantas vezes você assistiu ao mesmo filme ou leu o mesmo gibi por uma única razão: tudo era divertido, cativante? Este mesmo conceito vale para o conteúdo. Mas o que fazer para que os leitores voltem mais vezes ao site?
Hoje a nossa sociedade vive um contraste sócio cultural que vale a pena ser observado. Nossos jovens são hedonistas, velozes, fazem tudo e ao mesmo tempo não fazem nada – as ciências sociais explicam o fato. Também temos as gerações adultas que ainda estão engatinhando no mundo virtual.
Oferecer um texto bem organizado e objetivo ao leitor aumenta as chances de leitura e talvez, por iniciativa dos próprios leitores, gere indicações para outras pessoas.
Para escrever bem é importante ler muito. O professor e publicitário João Anzanello Carrascoza, escreveu uma série de livros que discutem a sensibilidade, razão e evolução do texto publicitário. Vale a pena!
A tecnologia ao nosso favor
Facilitar o trabalho pode ser uma escolha interessante no processo criativo. Com a ferramenta de análise de palavras-chave você pode identificar o que e como as pessoas procuram por algo que pode estar ali, no seu site. Use e abuse dessa ferramenta durante a elaboração de textos, sem esquecer das regras básicas de redação.
Boas práticas que elevam a qualidade
Considerar conceitos que parecem banais – durante o desenvolvimento de um projeto Web, naturalmente acrescentam pontos positivos no posicionamento e ajudam na continuidade das estratégias definidas para o site. Além disso, o planejamento eficaz busca atender todas às necessidades de modo que os resultados sejam relevantes e significativos.
Nota: Originalmente, publiquei este texto no site Curso de Joomla! – Na Prática!