Custo x Benefício das Estratégias Digitais
É indiscutível que a internet se tornou indispensável para a sociedade moderna, abrangendo igualmente questões empresariais, e a forma de aplicar as estratégias. Em meio as novas tecnologias, surgiu em 2006 o inbound marketing: novidade do mundo digital que provocou revira volta e desafia o marketing tradicional todos os dias. Remodelou conceitos clássicos e tem […]
É indiscutível que a internet se tornou indispensável para a sociedade moderna, abrangendo igualmente questões empresariais, e a forma de aplicar as estratégias. Em meio as novas tecnologias, surgiu em 2006 o inbound marketing: novidade do mundo digital que provocou revira volta e desafia o marketing tradicional todos os dias. Remodelou conceitos clássicos e tem impulsionado o mercado.
A atuação desta estratégia tem sido muito notada, não obstante, como toda ação empregada por uma empresa, a mesma, também, requer direcionamento de recursos para sua efetivação, fazendo muitas organizações se questionarem quanto ao custo/benefício deste investimento em comparativo as suas vantagens.
O primeiro ponto que dá a internet dianteira na questão de preferência estratégica, é seu altíssimo poder de alcance, a um custo relativamente viável, em vista dos demais veículos, que têm um custo não acessível a empresas mais sensíveis financeiramente. Canais tradicionais exigem um preço consideravelmente salgado pelo minuto/centímetro, em contraposta as práticas online, que tem um custo muito inferior e orçamento muito mais flexível para o caixa da instituição.
O espaço online tem se projetado como excelente para empenho do marketing, e cada vez mais estudos tem apresentado este
panorama, tal qual a pesquisa realizada pelo IBOP no ano passado, revelando que, no mês de fevereiro o número de usuários que acessavam a rede de casa, era de 48 milhões, com aumento de 6,5% em apenas trinta dias, isto é, em março estas conexões já atingiam 51,6 milhões, e fazendo a somatória da totalidade de internautas (acessos no trabalho, em casa, aparelhos mobile), a análise apurou 84,6 milhões de pessoas interagindo na internet. Neste mesmo quadro, dentre os países com mais expectadores do meio digital, o mercado brasileiro tem se beneficiado ao agregar a internet as medidas de marketing, granjeando aumento de 60% nas vendas em apenas um ano.
Além do absurdo poder de cobertura, a mensuração de esforços através da web podem ser coletados de maneira muito mais prática e rápida por intermédio de suas ferramentas, o oposto dos outros veículos, que exigem para este fim, mais direcionamento de esforço, análises, e verba. Outro aspecto deveras interessante do internet marketing, é sua particularidade atemporal, e independente de datas ou perpassar de períodos de campanhas, as mesmas ainda permanecerão na rede, disponíveis para buscas e visualizações pelos clientes.
Embora demandar a aplicação de capital manifestamente reduzida comparada as mídias clássicas, a internet não concede lucros milagrosamente, é clara a necessidade de investimento, contudo este vem a ser relativo aos resultados almejados pela empresa, idem
valendo ressaltar a essencial importância da escolha de uma agência qualificada e com bons profissionais para realizar este trabalho, assim, todo montante dedicado há se fazer demasiadamente vantajosa para os índices da instituição.
Hordenadamente, os mais diversificados perfis de público alvo estão presentes no ambiente online, e o administrar de ações empresariais neste meio, é mais do que nunca, otimizar a comunicação e valorizar investimentos de forma inteligente.