AGENDAR UM PAPO

Criatividade

O que um expert em economia criativa pode fazer pela sua empresa?

Você tem ideia das contribuições que um expert em economia criativa pode trazer para a sua empresa? Aliás, para contextualizar, quero ressaltar que a economia criativa é como uma chave e, se bem utilizada, abre diversas portas para sua empresa, inclusive, com destaque econômico. Os modelos de negócios atuais caminham como parte da transformação digital […]

Você tem ideia das contribuições que um expert em economia criativa pode trazer para a sua empresa?

Aliás, para contextualizar, quero ressaltar que a economia criativa é como uma chave e, se bem utilizada, abre diversas portas para sua empresa, inclusive, com destaque econômico.

Os modelos de negócios atuais caminham como parte da transformação digital e chegam fortalecidos no mercado, tendo a criatividade como base.

Acompanhe este artigo até o final e entenda como um expert em economia criativa pode apoiar seu negócio.

Indústria criativa é economia criativa.

Afinal de contas, você já parou para pensar no que é indústria criativa e na conexão dela com a economia criativa?

Ambas estão concentradas no chamado, capital intelectual.

Naquilo que é possível desenvolver a partir de processos e habilidades interligadas à inovação e criatividade dos colaboradores.

Nesse ponto, o desenvolvimento intelectual atua como a própria matéria-prima dos resultados que deseja produzir.

Alguns pontos que se conectam entre indústria e economia criativa para resultar em inovação:

  • Artesanatos e artes em geral.
  • Serviços criativos, como a publicidade.
  • Design (e aqui, todo tipo de design que reflete em inovação).
  • Exposições

Apesar dos exemplos, não se apegue na ideia de que a indústria e economia criativa derivam apenas destas situações.

Lembre-se que o principal fator de alinhamento e aplicação destes conceitos, está relacionado a pautar os propósitos de um determinado negócio ou empresa na criatividade.

Neste ponto, um profissional que pode orquestrar e conduzir as atividades para este caminho de criatividade e relacionados à economia criativa é o arquiteto de negócios.

Entenda como conduzir uma empresa pela economia criativa.

E você pode estar se perguntando: “Matofino, saquei… mas e na prática, como criar uma empresa pautada pela economia criativa?”

Bora lá!

Meus sócios e eu, temos vivenciado na prática, a criação desde o momento zero, de uma empresa dentro da economia criativa.

A AD/85 é uma aceleradora digital, que nasceu incorporando valores relacionados ao estabelecimento de processos, melhoria e aprendizado contínuo, além de criatividade como padrão para produção de tarefas.

Enfim, uma empresa que chega no mercado com esse movimento de ser diferente para fazer a diferença.

Estabelecendo pontos de aprendizado em áreas diversas do conhecimento, para enriquecimento do repertório do time. Compartilhamento de informações e fortalecimento da marca em todas as ações.

Entenda os principais pontos nos quais um expert em economia criativa pode atuar na sua empresa:

  • Estabelecimento de processos.
  • Utilização da lógica do funil de vendas para criação de conteúdos.
  • Uso dos princípios do design thinking.
  • Desenvolvimento dos papéis de cada profissional do time.

Cultura ágil e organização de processos na prática.

Para aplicar os princípios e desenvolver, de fato, a economia criativa na sua empresa, é preciso construir estratégias baseadas na cultura ágil e na organização de processos.

A cultura ágil ou agile vai fortalecer as ações, garantindo rapidez na execução, adaptação, correção de rotas e entregas que atendem as necessidades da empresa.

Com os processos organizados, é possível estabelecer uma rotina célere de movimentos do time, com melhor aderência às atividades, ritmo constante e motivação contínua.

Para que essas ações gerem os resultados esperados, é produtivo que haja um profissional conduzindo essas etapas e a gestão do projeto digital.

Chega mais!

Eu sei que é muita informação e na prática, no dia a dia, os desafios chegam na velocidade da luz, na mesa dos gestores de empresas.

Por isso, eu quero te convidar para compartilhar qual a rotina aí da tua empresa. Certamente, eu posso contribuir para tornar a sua operação ágil e economicamente criativa.

Bora reservar um horário aqui na agenda para falar disso?

Conteúdos relacionados

Compartilhar

Compartilhar

https://bitly/matofino