AGENDAR UM PAPO

como estruturar a área comercial de uma empresa

Como estruturar a área comercial de uma empresa em tempos de crise econômica?

A crise econômica que veio com a pandemia da COVID-19 mudou o cenário em diversas empresas. Um setor especial, o de Vendas, sentiu as dificuldades impostas pela perda de clientes e suspensão de contratos. No entanto, as crises em vendas, muitas vezes, podem se transformar em oportunidades; desde que os responsáveis estejam atentos a elas […]

A crise econômica que veio com a pandemia da COVID-19 mudou o cenário em diversas empresas. Um setor especial, o de Vendas, sentiu as dificuldades impostas pela perda de clientes e suspensão de contratos.

No entanto, as crises em vendas, muitas vezes, podem se transformar em oportunidades; desde que os responsáveis estejam atentos a elas e consigam explorar novos mercados. E é aí que muitos se perguntam como estruturar a área comercial de uma empresa diante desta nova realidade.

Apresentamos algumas sugestões importantes para isso. Confira!

Processos de venda na oepração comercial

[su_button url=”https://mwbinovacao.com.br/processos-venda/” target=”blank” style=”flat” background=”#ea3ff7″ color=”#ffffff” size=”5″ center=”yes” icon=”icon: video-camera” icon_color=”#ffffff”]Webinar gravado sobre processos de venda[/su_button]

 

Os desafios dos processos comerciais de uma empresa

Quem está só focado em vendas diz ter dificuldades nessa época, principalmente por conta dos cortes de pedido que muitas empresas fazem durante a crise. Porém, há um grupo que está ganhando dinheiro mesmo diante de tantos obstáculos apresentados.

E qual é a diferença? Essas empresas voltam seus olhares para o processo comercial e mudam a forma como ele vinha sendo feito até então – o que pé recomendado para todas.

Depois de passar a crise, o cenário muda – e, no contexto atual, nada mais voltará a ser como antes. O mundo mudará, e isso vai exigir um novo comportamento das vendas, que precisam ser ainda mais rápidas.

Gargalos, excesso de planilhas, inexistência de cadastro de clientes, falta de follow up nas propostas e distribuição manual de leads. Não há mais espaço nesta nova realidade.

Sendo assim, é necessário que um mapeamento do processo de vendas seja realizado. E essa adequação deve levar em conta:

  • Ferramentas para gestão de atividades;
  • Integração entre sistemas;
  • Relatórios em tempo real;
  • Mobilidade (uso de aplicativos);
  • Campos personalizados para o cadastro de informações;
  • Capacitação dos vendedores (suporte).

O foco deve estar no cliente

Ter um mapeamento do processo de vendas pode ajudar seu negócio a enfrentar crises, como a atual. E o cliente é quem deve estar no centro da estratégia de sua empresa. Neste caso, entender a necessidade dele e sua jornada de compra é fundamental.

Em tempos de crise, é necessário prestar atenção principalmente nas informações que você tem a sua disposição sobre o cliente.

O cadastro do cliente deve ter a maior quantidade de informações possível. Crie conexão com ele e descubra a real demanda para evitar frustração na hora de fechar a venda. Seja rápido nas respostas: o ideal é fazer isso dentro de até 10 minutos. Isso porque se você não o fizer, a concorrência pode fazer.

Além disso, deixe claro para a equipe todas as estratégias adotadas e comunique o tempo todos os processos.

E o principal: faça uso das tecnologias! A pandemia obrigou as empresas a migrarem para o mundo digital, e você precisa mudar a sua dinâmica também. Ferramentas digitais precisam ser usadas para estreitar esse relacionamento entre os clientes e seu negócio. Disponibilize vários canais de comunicação para que eles possam entrar em contato com você.

Com certeza, ao levar tudo isso em conta, um novo processo comercial pode surgir e sua empresa pode ser uma das muitas a lucrar mesmo em meio a crise.

Quer descobrir mais dicas práticas sobre como estruturar a área comercial de uma empresa?

[su_button url=”https://mwbinovacao.com.br/processos-venda/” target=”blank” style=”flat” background=”#ea3ff7″ color=”#ffffff” size=”5″ icon=”icon: video-camera” icon_color=”#ffffff”]Treinamento grátis sobre processos de venda.[/su_button]

Conteúdos relacionados

Compartilhar

Compartilhar

https://bitly/matofino